SIGAAAGUA.COM
Ministério Público de Sergipe, 21 de março de 2016/ ARACAJU
Currículo (síntese)
Professor Doutor Apolo Heringer Lisboa, médico e conferencista. Ambientalista, idealizador do Projeto Manuelzão, mobilizador social e formulador político, escritor, com livros e artigos de divulgação ampla na área literária, médica, política e ambiental.
Títulos
-
Doutor em Educação pela FAE/UFMG (2012), área de Conhecimento e Inclusão Social, com o título Projeto Manuelzão: Uma estratégia socioambiental de transformação da mentalidade social. Atividade na bacia hidrográfica do Rio das Velhas.
-
Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), na área de Epidemiologia. Pesquisa sobre uma epidemia de cólera no Brasil.
-
Graduado em Medicina Humana, 1963-1967, pela UFMG.
-
Professor Associado no Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, como preceptor do Internato em Saúde Coletiva -Internato Rural.
Prêmios e homenagens
-
Homenageado como um dos 6 professores que contribuíram de forma diferenciada para a história da Faculdade de Medicina, pela 120ª Turma de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, no convite de formatura 2006.
-
Personalidade Médica Mineira - categoria Saúde Pública. Associação Médica de Minas Gerais - AMMG. 2007
-
Book of the Year da Enciclopédia Britânica 1990, novela Escândalo no Arraial das Formigas, distinguida como destaque do ano em língua portuguesa.
-
Prêmio Milton Santos de Saúde e Ambiente, Fiocruz, Funasa, Opas e Abrasco. 2002
-
Medalha do Mérito do Ministério Público Promotor de Justiça José Lins do Rego Santos no grau de Comenda do Ministério Público do Estado de Minas Gerais. 2008
-
Medalha da Inconfidência, Governo do Estado de Minas Gerais. 2006
-
Mineiros Destaque do Ano. Revista Encontro. 2009
-
Cidadão Honorário de Belo Horizonte, Câmara Municipal de Belo Horizonte. 2006
Outras realizações
-
Autor do livro Escândalo no Arraial das Formigas, novela distinguida pelo Book of the Year da Enciclopédia Britânica de 1990, como destaque internacional entre romances do ano em países de língua portuguesa. Editora Coopmed, Belo Horizonte, 1989.
-
Co-autor do livro Octacilíada - Uma Odisséia do Norte de Minas, Editora Canaã, Belo Horizonte, 1992.
-
Entrevista no Programa Memória e Poder. TV Assembleia Legislativa de Minas Gerais. 2006.
-
Organizador e palestrante do 1° e 2° Seminário Internacional sobre Revitalização de Rios em Belo Horizonte. 2008 e 2010.
-
Coordenação da Caravana em Defesa do Rio São Francisco, do Semiárido e Contra a Transposição, na qual 10 lideranças institucionais, sociais, pesquisadores, promotores percorreram 13 estados brasileiros em 11 dias, sendo recebidos por diversos governadores e prefeitos, denunciando o Projeto de Transposição. 2007.
-
Tribunal Bertrand Russel II, Sessão em Bruxelas. Trabalho apresentado: A Política de Saúde no Brasil no Tempo dos Militares. Bruxelas. 1975.
-
Membro da equipe técnica brasileira na reunião binacional, Peru-Brasil, de estudos sobre a epidemia de cólera no continente americano, realizada em Iquitos, Peru, a 16 de maio de 1991.
-
III Concurso Bíblico Internacional. Primeiro lugar em Minas Gerais. 1964.
Currículo Lattes completo: Clique aqui
Visão
Adotamos a visão-de-mundo ecossistêmica, compreendendo a vida, a economia e a política na lógica ecológica da Terra. Ao analisarmos uma questão qualquer, seja social, econômica, filosófica, ambiental, religiosa, não devemos eclipsar as relações complexas que as integram em diversas dimensões e que são desvendadas pela lente transdisciplinar. Um dos eixos integradores de diagnóstico e de intervenção, monitoramento e mobilização social que temos utilizado, com grande sucesso, são as águas e os ecossistemas dos territórios das bacias hidrográficas. A plataforma geológica e o clima, condicionam o desenvolvimento da biodiversidade (litodiversidade, fitodiversidade e zoodiversidade).
O Homo sapiens, como parte da fauna, tem aqui sua sociologia incluída como capítulo da evolução e da luta das espécies pela sobrevivência. Nossa espécie pode adquirir um papel relevante no cuidado da Terra. Isto dependendo da evolução de sua mentalidade individual, coletiva e social, de sua experiência histórica e das pesquisas científicas e tecnológicas.
Missão
Contribuir na conservação e transformação sustentável dos sistemas ecológicos, sociais e culturais na Terra. Cuidar da recuperação de sistemas prejudicados e ameaçados. Agir por meio de reuniões, acompanhamento de trabalho de campo, análise de experiências de terceiros, palestras, debates. Promover intervenções transdisciplinares na realidade, sempre com visão macro e sistêmica. Mobilizar agentes de transformação em todas as áreas para compreenderem a importância dos ecossistemas. Perceber os rios e águas superficiais e subterrâneas como eixo metodológico de mobilização e produção de conhecimento. As águas dos rios são informações que fluem. São essenciais para a conservação e preservação da flora, fauna, solo. Propiciam as condições para o abastecimento das comunidades humanas, o desenvolvimento econômico, lazer e transporte.
A vision from the fishes: Apolo Lisboa at TEDxVilaMada
Apolo Heringer Lisboa is a Doctor from Minas Gerais State in Brazil and founder of Project Manuelzao. He performed at TEDxVilaMada on Nov 29th 2012.
Para assistir o vídeo em tela cheia: Clique aqui.
Projetos
Algumas experiências em projetos têm sido protagonzadas recentemente, em revitalização e gestão de bacias hidrográficas.
Em junho de 2013, com apoio da Secretaria de Ciências e Tecnologia do Estado de Minas Gerais, o professor Dr. Apolo Heringer Lisboa coordenou a denominada Expedição Seca pelo rio São Francisco, indo por terra da serra da Canastra ao oceano Atlântico. Ela realizou reconhecimento e análise técnica ao longo da calha principal para planejamento de uma futura Expedição por Água das nascentes à foz com objetivo de mobilização social importante. A viagem por rodovia durou 22 dias e produziu um relatório com comentários sobre diversos temas que percebemos ao longo do trajeto além de fotografias, entrevistas, comentários diversos e planejamento de navegação. A equipe era composta de cinco integrantes, com experiências e percepções diferentes em rios. Essa experiência foi importante para a produção da Carta de Morrinhos e da Meta 2020 de revitalização do rio São Francisco.
Mas foi a experiência do projeto Manuelzão, coordenada pelo professor Apolo Heringer e equipe, sobretudo entre 1997 e 2010, fundamental no desenvolvimento conceitual da visão ecossistêmica de gestão e de tecnologias de mobilização em revitalização de bacias hidrográficas, que consta de diversos livros e vídeos editados pelo Projeto Manuelzão.
SÃO FRANCISCO EVENTOS EM EDUCAÇÃO, SAÚDE E AMBIENTE
Palestras e serviços de orientação/coordenação de trabalhos em campo disponíveis para:
-
Prefeituras
-
Governos Estaduais e Executivo Federal
-
Empresas
-
Escolas
-
Universidades
-
Comitês de Bacias Hidrográficas
-
Sindicatos
-
Entidades Profissionais
Palestras
Com relevante performance em todo o Brasil, realizadas na linha da crítica transdisciplinar de diversos aspectos da realidade brasileira e de temas contemporâneos, a partir de realidades locais e a experiência do preletor. As palestras são uma forma de consultoria, pois além de motivadoras, promovem discussões, questionam lugares comuns e orientam com exemplos. Com essas características, as palestras abordam temas que transitam cronologicamente pela formação diversificada do autor, religiosa, envolvimento político no movimento estudantil e resistência ao governo militar, atividades acadêmicas em Medicina, como prestação de serviços médicos no exterior e no Brasil, docência na UFMG como epidemiologista, sanitarista e supervisor do Internato Rural com estagiários de medicina e posteriormente como idealizador e co-fundador do Projeto Manuelzão. O formato das palestras se enquadra no formato de show transdisciplinar, com músicas, poemas, causos e contundentes observações que trazem dúvidas profundas aos presentes, rompendo paradigmas e abrindo janelas ao pensamento inovador.
Serviços
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GESTÃO MUNICIPAL AMBIENTAL
-
Escolas municipais, estaduais e privadas
-
Noções gerais de convivência com os ecossistemas
-
Trabalhos com trilhas e excursões científicas
-
Preparação de professores e supervisores
-
Acompanhamento no campo de trabalhadores e técnicos
-
Palestras, debates, oficinas
DEPARTAMENTOS MUNICIPAIS DE OBRA/COOPERATIVAS RURAIS
-
Assessoria a secretarias estaduais e municipais de obras meio ambiente educação saúde
-
Gestão ambiental
-
Multiplicação da água nas micro e sub bacias locais e propriedade
-
Reuniões com técnicos e trabalhadores da linha de execução
-
Trabalho de campo, conceitos básicos sobre solo e água, chuvas, estradas vicinais, controle de erosão e assoreamento
-
Limpeza de córregos e ribeirões
-
Conservação de parques municipais e constituição de RPPNs
-
Saneamento: esgotos, fossas, lixo, zoonoses, manejo de animais e controle de transmissores
GESTÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS
-
Diagnóstico rápido e noções de gestão em bacias hidrográficas
-
Conceitos
-
Legislação
-
Conflitos e acordos
-
Articulação interinstitucional
-
Mobilização social local e regional
-
Metas (objetivos e prazos)
REVITALIZAÇÃO DE RIOS
-
Diagnóstico rápido de situação
-
Ouvindo a comunidade
-
Planejamento participativo
-
Mapas
-
Articulação interinstitucional
-
Resultados esperados
-
Definição e trabalho por metas
-
Execução e revisões
-
Recarga de aquíferos
Entrevista Biográfica
Memória e Poder
Programa de TV da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) com Apolo Heringer Lisboa
Para assistir o vídeo em tela cheia: Clique aqui.
Apolo Heringer Lisboa